cxiii

Crónicas humanas (IV):
Cidades.


Anúncios

Cidades – aqui se retêm tão estranhas formas de vida.
Laranjas que se perpetuam.
A visão estende-se – não, repete-se, como uma doença. Infiltra-se no sereno; oferece-lhe, violentamente, o movimento repetitivo que nada tem de sereno, enfadonho somente.


Lá em baixo, alguém tira uma foto.
Que parvoíce.
Uma representação, de uma representação, de uma representação, ad infinitum. E, no entretanto, uma velhota espera. Não quer quebrar o momento, a emoção que ela idealiza nas fotos. Afinal, quando chegar a casa, vai ver a do marido e chorar, vai ver a do pai e chorar, vai ver a do filho e chorar, ad infinitum.

Alguém finalmente tira a foto. Outro alguém devolve o telemóvel a alguém. Riem-se alto. Tropeçam um no outro enquanto se riem, como bons amigos num momento de intimidade. A velhota passa, insegura.


Anúncios
Anúncios

Do outro lado, um grupo de cinco atravessa outro grupo de cinco. Cruzam-se sem se verem, avançando pelos espaços vazios entre os corpos. Mantêm o volume de voz, evitam olhares, reagem como se fosse só um o grupo presente.
Nada há ali – naquele cruzamento que não se deixa conhecer – mas gosto de imaginar que se odeiam. Parece-me natural que assim fosse: que se espancassem ou se beijassem. Violência ou ternura.

Os cinco que vêm para cá, embatem uns nos outros a andar, como se incapazes de manter uma trajetória direita, um pêndulo de Newton descoordenado: a energia mantém-se coerente, mas perde a coesão. É parte do sistema – eu sei – as hormonas que dilaceram as veias, os negligentes condicionamentos.
Se não se conhecessem, já se teriam chateado, insultando-se uns aos outros, de peito feito e punhos fechados.
Mas eles conhecem-se.
Está tudo bem.


Anúncios
Anúncios


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: