cxxxix

Crónicas para dormir (XXI):
Tens algo a dizer?


Anúncios

Tens algo a dizer?
Há um tentar; expressar algo que não se sabe bem o quê; é o tema recorrente, surge em momentos diferentes, em momentos desiguais que em nada se assemelham e em nada me ajudam a expressá-lo – esse não-sei-quê – em ver qualquer padrão, qualquer ponto de partida que se estenda até ao cerne.
A jornada é sempre circular, sempre circular, modos diferentes de tentar entrar, mas esbarrem em tão concreto ponto como os outros, só muda a latitude, a longitude, definem um círculo perfeito.


Todos vestimos peles diferentes; nada há na pele que me ensine a falar.
Podia ser quem eu quisesse amanhã e isso não é conjetura, é factual, posso ser qualquer pessoa, se acreditar sou, ponto final, se alguém me desmentir não é meu o problema, esse alguém não me vê bem, não como eu me vejo e eu sou como eu me vejo, até que algo de novo surja e me mude a visão.

Anúncios
Anúncios

Se ficar cego, não serei ninguém. Ou então serei quem eu quiser, mais do que agora posso ser – agora tenho de me convencer, primeiro; se for cego, nada há que tenha de me provar.
Se ficar mudo, não convenço ninguém, nem o tento.
Se ficar surdo, não ouço ninguém a desmentir-me.

Os sentidos só complicam a questão da essência.


Acho que há algo que tenho a dizer; algo que se materializa atrás de mim, no limite do meu campo sensorial, só para brincar comigo, eu sei e ele sabe que se vai desvanecer assim que eu me voltar.
E estas palavras… As palavras morrem tão novas, nem se esforçam por expressar maiores sentidos do que as breves, sucintas, regulares definições do Priberam; que faço eu com tão rudimentar ferramenta? É programar com um martelo; pintar com uma rocha.

Cada palavra alberga algo que deixa por dizer.
É de onde nasce a angústia transversal; a que nos transtorna ao ponto de matar e morrer; que justifica a atração universal pelo amor platónico.


Anúncios
Anúncios


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: